Em uma nova entrevista ao Podioslave Podcast, o ex-baterista do SLIPKNOT e atual integrante do SUICIDAL TENDENCIES, Jay Weinberg, falou em profundidade sobre o álbum solo que vem desenvolvendo há mais de uma década. Embora toque todos os instrumentos nas gravações, Weinberg enfatiza que não se trata de um projeto “solo” no sentido tradicional, já que ele colabora com diversos vocalistas que o inspiram.
“Sempre quis fazer algo assim, com meu amigo Conner [Argus], e com outras pessoas que conheci ao longo da vida. Mas todos temos nossas vidas e agendas, é difícil focar e dizer ‘vamos fazer um disco’. Então, achei melhor escrever as músicas e propor a artistas amigos: ‘isso tem a ver com você, o que acha de cantar?’”
Segundo Weinberg, o projeto vai estrear parte de seu conteúdo no festival Field Of Vision, no Colorado, em agosto, em colaboração com Argus. O álbum, que ele espera lançar no outono (do hemisfério norte), vem sendo trabalhado de forma intensa e pessoal.
“Tem sido um esforço criativo incrível. Estou aprendendo a ser guitarrista, baixista, tecladista… Estou escrevendo essas músicas desde 2011. Uma delas tem uma demo dessa época. E esse processo todo também me ensina a respeitar meu papel como baterista ao mesmo tempo que crio o resto. Sou o pintor da arte, o músico, o arranjador… Está indo devagar, mas estou muito orgulhoso.”
Quanto à direção sonora do novo material, Jay explica:
“Sonoramente, é tudo o que sempre quis explorar. Minhas influências de NEUROSIS, INTERPOL e MY BLOODY VALENTINE estão mais presentes aqui do que em qualquer outra coisa que já escrevi ou gravei.”
Weinberg já havia mencionado seus planos para o projeto solo em janeiro, revelando que chegou a formar uma banda para tocá-lo em 2017, durante uma pausa nas turnês. Desde então, vem retomando a criação com foco renovado.
“Estou igualmente animado para passar bastante tempo no estúdio. Mal posso esperar para que vocês ouçam isso. Quando estiver pronto, vocês saberão.”
Durante uma participação no podcast One Life One Chance With Toby Morse, em julho de 2024, Jay comentou brevemente sobre sua demissão do SLIPKNOT em novembro de 2023:
“Ainda não estou pronto para falar sobre isso. Tenho uma terapeuta incrível que me ajuda. Passei dez anos dedicado exclusivamente a uma coisa. Há muito o que processar. Quando eu estiver pronto, vou compartilhar minha experiência.”
Em 5 de novembro de 2023, o SLIPKNOT anunciou nas redes sociais que havia “decidido tomar uma decisão criativa e se separar de Jay”. Dias depois, Jay compartilhou que ficou “com o coração partido e atordoado ao receber a ligação”.
Weinberg substituiu Joey Jordison em 2013 e gravou os álbuns “.5: The Gray Chapter” (2014), “We Are Not Your Kind” (2019) e “The End, So Far” (2022), todos com grande destaque nas paradas da Billboard. Em fevereiro de 2024, foi substituído por Eloy Casagrande, ex-baterista do SEPULTURA.
Antes de sua passagem pelo SLIPKNOT, Jay já havia tocado com o AGAINST ME! e MADBALL. Em março de 2023, ele estreou ao vivo com o SUICIDAL TENDENCIES em Osaka, Japão.
Atualmente, além de Mike Muir (vocais), a formação do SUICIDAL TENDENCIES inclui Dean Pleasants (guitarra), Ben Weinman (guitarra rítmica, ex-THE DILLINGER ESCAPE PLAN) e Tye Trujillo (baixo, filho de Robert Trujillo do METALLICA).
A nova fase de Jay também se conecta ao INFECTIOUS GROOVES, grupo fundado por Trujillo ao lado de Muir, onde ele também assumiu a bateria no fim de 2023.
#metalneverdie #jayweinberg #slipknot #suicidaltendencies #albumsolo #neurosis #interpol #mybloodyvalentine #postmetal #alternativemetal #drummerspotlight #metalunderground