Em entrevista ao podcast australiano The Break Down With Nath & Johnny, Sebastian Bach — ex-vocalista do SKID ROW — falou sobre a inspiração por trás do título de seu novo álbum solo, Child Within The Man, lançado em maio de 2024 pela Reigning Phoenix Music.
“Não sei o que é a música, mas ela definitivamente te mantém jovem de alguma forma estranha. Não entendo o porquê ou como, mas quando vejo Angus Young no palco com o AC/DC em 2025 e ele está batendo cabeça, ou vejo Mick Jagger que está na casa dos oitenta e está correndo por aí… Não sei o que é, mas há algo no rock que te mantém jovem. Quando ouço algo como Rock ‘N’ Roll Outlaw do ROSE TATTOO ou RUSH, me sinto exatamente como me sentia quando era criança. Não sei que porra é essa. Mas é isso. Rock and roll me faz sentir como uma criança.”
Sobre sua saúde, Bach foi direto ao ponto, ironizando sua longevidade em um cenário musical conhecido por levar muitos ao limite:
“Estou no rock há 45 anos seguidos e meu médico diz: ‘Sebastian, você é a pessoa mais saudável na casa dos cinquenta anos que já cuidamos.’ Minha esposa não acredita. Ele fala: ‘Seu nível de açúcar, frequência cardíaca, enzimas do fígado… está tudo perfeito.’ E se você soubesse o que eu fiz com meu fígado em 45 anos… Não sei se é o rock, o hot yoga ou o vinho tinto. Mas eu ainda estou aqui.”
O título Child Within The Man não veio por acaso. Segundo Bach, a expressão nasceu da forma como ele vive — e do que sua esposa costuma dizer:
“Minha esposa me chama de homem-criança. Sempre carreguei essa energia de moleque no palco. A frase ‘criança dentro do homem’ está em uma das músicas do álbum. Eu grito ela como se estivesse ensanguentado. E isso ficou comigo.”
A arte do álbum tem um significado ainda mais profundo: foi criada por seu pai, o renomado artista David Bierk. Bach compartilhou que a imagem veio de uma pintura feita quando ele tinha apenas 10 anos:
“Desenrolei um rolo de pinturas antigas do meu pai e lá estava ela — uma pintura minha quando criança correndo ao lado de um Cadillac enferrujado, com Jesus ascendendo ao céu ao fundo. Isso virou a capa. É uma pintura de 1978 que agora estampa um disco de 2024. Isso é insano.”
Gravado em Orlando e produzido por Michael “Elvis” Baskette, o álbum foi escrito (ou coescrito) inteiramente por Bach, que também gravou todos os vocais principais e de apoio. A formação do álbum ainda conta com Devin Bronson (guitarras), Todd Kerns (baixo) e Jeremy Colson (bateria), além das participações especiais de:
-
John 5 (MÖTLEY CRÜE, ROB ZOMBIE)
-
Steve Stevens (BILLY IDOL)
-
Orianthi (ALICE COOPER, MICHAEL JACKSON)
-
Myles Kennedy (ALTER BRIDGE) – que coescreveu as faixas “What Do I Got To Lose?” e “To Live Again”
O disco foi lançado em CD jewelcase, cassete e vinil duplo em várias cores. O single “What Do I Got To Lose?”, coescrito com Myles Kennedy, teve seu primeiro videoclipe lançado em dezembro de 2023, com direção de Jim Louvau e Tony Aguilera, e participação especial do baterista original do SKID ROW, Rob Affuso, além da esposa de Bach, Suzanne, em uma cena irreverente no lava-jato.
Bach tocou a faixa ao vivo pela primeira vez em 24 de fevereiro de 2024 no Palace Theatre, em St. Paul, Minnesota. Child Within The Man marca o primeiro disco completo de Sebastian desde Give ‘Em Hell (2014) e Kicking & Screaming (2011), ambos lançados pela Frontiers Music Srl.
“O fato de eu poder trazer uma pintura do ano de 1978 e transformá-la em arte em 2024 é realmente alucinante para mim.”
#metalneverdie #sebastianbach #childwithintheman #skidrowlegacy #vinhocoliverocknroll #hardrock #aorunderground #rockcanadense #rocknroll #undergroundmusic #michaelbaskette #john5 #orianthi #myleskennedy